RK Esporte (01/10/2017)
Itália e Espanha vencem fora de casa no encerramento do Grupo G das Eliminatórias
Estadão Conteúdo
A Itália venceu a Albânia por 1 a 0 nesta segunda-feira (9), em Escodra, no encerramento do Grupo G das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. O placar apenas confirmou a seleção italiana na vice-liderança da chave, vencida pela Espanha, que bateu Israel, também fora de casa, pelo placar mínimo.
Os italianos chegaram aos 23 pontos, cinco a menos que a pontuação obtida pelos espanhóis. Já os albaneses ficaram em terceiro lugar com 13, enquanto que os israelenses terminaram o qualificatório em quarto, com 12. Macedônia e Liechtenstein, que duelaram nesta segunda-feira com goleada dos macedônios por 4 a 0 – foram os dois últimos colocados da chave.
Em um jogo que serviu apenas para que os dois selecionados cumprissem tabela, os italianos tiveram muitas dificuldades diante da Albânia desde o início. O duelo teve poucos lances de gol, especialmente no primeiro tempo. O primeiro lance de perigo foi protagonizado pelo atacante Ciro Imobille, atualmente na Lazio, aos 20 minutos. O jogador recebeu na área, mas se atrapalhou na tentativa de dominar e ficou sem ângulo. Mesmo assim, conseguiu chutar para a defesa do goleiro Berisha.
Os italianos levariam perigo novamente aos 45 minutos, quando Imobille recebeu lançamento do zagueiro Bonucci, dominou dentro da área e disparou para o gol. Mas o atacante errou o alvo. Foi a última jogada da primeira etapa.
No segundo tempo, o panorama da partida não se alterou. Os dois times pareciam não ter muita gana em busca da vitória. Mas foi a Albânia quem teve a primeira chance de abrir o placar. Aos 18 minutos, o atacante Grezda recebeu a bola, puxou para o meio e chutou com muito efeito. Mas o goleiro Buffon, atento, conseguiu espalmar e a zaga tirou o perigo colocando a bola pela linha de fundo.
O time italiano, apesar de parecer descompromissado, seguiu avançando e conseguiu abrir o marcador aos 27 minutos com o meia Candreva, que joga na Internazionale. O meio-campista se aproveitou de um cruzamento da esquerda que passou pela defesa, ficou frente a frente com Berisha e chutou forte, de perna direita, para fazer o gol.
A Albânia ainda tentou assustar Buffon e até teve uma oportunidade no lance seguinte ao gol da seleção visitante, mas foi só. A partida se encaminhou para o fim sem que ambos as equipes proporcionassem outros lances emocionantes.
Agora, a Itália aguardará o sorteio que será realizado pela Fifa no próximo dia 17 para conhecer o seu adversário na repescagem das Eliminatórias. Serão quatro mata-matas com os oito melhores segundos colocados da fase de grupos. Os jogos serão disputados no mês de novembro.
Já a Espanha, campeã da chave e que havia garantido a classificação na rodada anterior, também jogou sem grandes expectativas diante da seleção israelense e venceu por 1 a 0. O gol espanhol foi marcado pelo meio-campista Illarramendi. Aos 30 minutos do segundo tempo, o jogador da Real Sociedad aproveitou uma rebatida da defesa israelense após cobrança de escanteio e soltou uma bomba de fora da área, com muito efeito, que venceu o goleiro Harush.
A Espanha ainda teve um gol anulado aos 43 minutos. O meia Isco – em grande fase no Real Madrid – deu belo passe para o atacante Callejón (do Napoli) na direita. O atacante, ao invés de bater para o gol, preferiu tocar para o meia Asensio, que, em melhor condição, tocou para as redes. Mas o jogador estava impedido e o gol foi anulado.
Sérvia bate Geórgia e se classifica à Copa; Irlanda tira Gales e vai à repescagem
Estadão Conteúdo
No equilibrado Grupo D das Eliminatórias Europeias, a seleção da Sérvia conseguiu nesta segunda-feira (9) a classificação à Copa do Mundo de 2018, que será na Rússia. Pela 10ª e última rodada do qualificatório, os sérvios fizeram o suficiente em campo para derrotarem a Geórgia por 1 a 0, em Belgrado, e assegurarem a primeira colocação da chave, com 21 pontos.
A segunda colocação do grupo, que valeu um lugar na repescagem europeia em novembro, também foi definida de forma dramática. Mesmo em Cardiff, como visitante, a Irlanda ganhou do País de Gales por 1 a 0 e fechou as Eliminatórias com 19 pontos, dois a mais que os galeses, que não puderam contar em campo com o seu maior astro: o atacante Gareth Bale, do Real Madrid, machucado.
Para obter a vaga em uma Copa do Mundo pela segunda vez na história como somente Sérvia – a outra foi em 2010, na África do Sul, sendo que quatro anos antes jogou no Mundial da Alemanha como Sérvia e Montenegro -, os sérvios sofreram com o nervosismo e a falta de pontaria do ataque. Somente aos 29 minutos do segundo tempo saiu o gol da classificação com o atacante Aleksandar Prijovic, que havia entrado na partida poucos minutos antes.
Em Cardiff, as coisas não foram diferentes. O jogo entre País de Gales e Irlanda começou bem morno, com pouca ação nos setores ofensivos. Somente no segundo tempo é que a partida esquentou por causa da vitória parcial da Croácia sobre a Ucrânia. O resultado em Kiev obrigava galeses e irlandeses a buscar o triunfo, pois o empate eliminaria dos dois.
Assim, os goleiros passaram a ter um pouco mais de trabalho e quem se deu melhor foi a Irlanda. Aos 12 minutos do segundo tempo, após boa jogada individual do ala direito Cyrus Christie, o centroavante James McClean aproveitou um belo corta-luz de Daryl Murphy e acertou um forte chute no canto esquerdo do arqueiro galês Wayne Hennessey.
Em vantagem no placar, os irlandeses começaram a fazer o que mais sabem. Foram eficientes na marcação e pouco sofreram na defesa, já que o nervosismo dos galeses era enorme em campo. Assim, conseguiram segurar o 1 a 0 e avançaram à repescagem, que será disputada em novembro. Os duelos serão sorteados pela Fifa no próximo dia 17, em Zurique, na Suíça.
Quem também não ficou contente com os resultados desta segunda-feira foi a Eslováquia. Segunda colocada do Grupo F, que teve a Inglaterra classificada à Copa, a seleção eslovaca torcia por derrota ou empate da Sérvia contra a Geórgia ou empate entre País de Gales e Irlanda, neste grupo, ou empate no duelo entre Ucrânia e Croácia, no Grupo I.
Como nada disso aconteceu, a última esperança da Eslováquia é uma derrota ou empate da Grécia contra Gibraltar, em Atenas, nesta terça, pelo Grupo H.
Islândia vence Kosovo e vai disputar Copa do Mundo pela primeira vez em sua história
Estadão Conteúdo
A Islândia disputará no ano que vem, na Rússia, a primeira Copa do Mundo de sua história. Nesta segunda-feira (9), o pequeno país garantiu o direito de ir ao torneio ao confirmar o favoritismo e derrotar Kosovo por 2 a 0, em casa, para delírio da fanática torcida que lotou o Estádio Laugardalsvöllur, em Reykjavik.
Com o resultado, os islandeses chegaram a 22 pontos ganhos em 10 rodadas e confirmaram a primeira colocação do Grupo I das Eliminatórias Europeias. Com uma campanha de sete vitórias, um empate e apenas duas derrotas, com 16 gols a favor e sete contra, o país deixou para trás seleções de mais tradição, como Croácia, Ucrânia e Turquia, para confirmar a vaga.
Curiosamente, em 2013 a Islândia ficou à beira de garantir vaga na Copa do Mundo do ano seguinte, no Brasil, mas foi eliminada na repescagem pela Croácia. Desta vez, porém, o país superou justamente os croatas, que terminaram na segunda posição da chave e terão que disputar a repescagem novamente.
Assim, a Islândia será o menor país da história a disputar a Copa do Mundo. Com pouco mais de 100km² e somente 332 mil habitantes, a nação tem apenas centenas de jogadores registrados como profissional e despontou para o mundo do futebol na Eurocopa de 2016, quando eliminou a favorita Inglaterra nas oitavas de final e só caiu nas quartas para a França.
Além da Islândia, já estão classificados para a Copa o Brasil, na América do Sul; a Nigéria e o Egito, na África; Irã, Japão, Coreia do Sul e Arábia Saudita, na Ásia; Bélgica, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Sérvia e Polônia, na Europa; e México e Costa Rica, na Concacaf. País-sede, a Rússia também está garantida.
Para confirmar a vaga no Mundial, a Islândia contou com o apoio da torcida da casa nesta segunda. Mesmo diante da frágil equipe kosovar, a seleção ia passando em branco até os 39 minutos, quando um de seus principais jogadores apareceu para abrir o placar. Sigurdsson, do Everton, recebeu na meia-lua, cortou seu marcador e finalizou na saída do goleiro.
Para impedir qualquer zebra, os islandeses trataram de seguir atacando na etapa final e foram premiados com o gol que garantiu a classificação. Aos 22 minutos, o mesmo Sigurdsson recebeu na área pela esquerda, cortou seu marcador e tocou no meio para Gudmundsson, que empurrou para a rede e deu início à festa das arquibancadas.
Croácia
Com a Islândia garantida no Mundial, Ucrânia e Croácia se enfrentaram em um confronto direto na briga pela vaga na repescagem. E mesmo atuando em Kiev, os visitantes croatas levaram a melhor e venceram por 2 a 0, mantendo vivo, assim, o sonho de ir à Copa do ano que vem.
O resultado levou a Croácia a 20 pontos, três à frente justamente da Ucrânia, que está fora do Mundial. A Turquia, que empatou em 2 a 2 com a Finlândia fora de casa, parou nos 15 pontos e também está eliminada, assim como os próprios finlandeses e Kosovo.
A vitória da Croácia teve Kramaric como herói. O atacante do Hoffenheim marcou os dois gols da partida, sendo que no primeiro recebeu cruzamento perfeito de Modric para finalizar para a rede, aos 16 minutos do segundo tempo. Apenas oito minutos depois, Rakitic recebeu lançamento longo e tocou de primeira, com muito estilo, para o mesmo Kramaric selar o resultado.
Brasil encerra preparação para duelo e Gabriel Jesus reencontra Allianz Parque
Estadão Conteúdo
A Seleção Brasileira encerrou na tarde desta segunda-feira (9) a sua preparação para o compromisso final nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018 com um treinamento no Allianz Parque, local da partida desta terça, às 20h30min, com o Chile.
Como é costumeiro na véspera das partidas, a imprensa só pôde acompanhar os primeiros 15 minutos da atividade. Neste período, Tite dava mais atenção aos reservas, que trabalhavam em uma parte do campo, enquanto os titulares realizavam aquecimento com bola. O volante Arthur, que reclamou de dores musculares após o treinamento do último domingo, participou normalmente do treino e ficará à disposição do técnico para o duelo desta terça.
De qualquer forma, a escalação do Brasil já estava definida para o confronto com o Chile. As novidades da formação são as entradas do goleiro Ederson, que será testado na vaga do titular Alisson, e do zagueiro Marquinhos, que havia sido poupado no empate por 0 a 0 com a Bolívia, mas agora retorna ao time na vaga do lesionado Thiago Silva, sendo, inclusive, definido por Tite como o capitão para o confronto desta terça.
Assim, o Brasil vai entrar em campo para enfrentar o Chile com a seguinte formação: Ederson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Alex Sandro; Casemiro, Renato Augusto, Paulinho e Philippe Coutinho; Gabriel Jesus e Neymar.
A atividade desta segunda também representou a Gabriel Jesus um retorno ao estádio do Palmeiras. Hoje no Manchester City, o atacante se despediu do time paulista em 27 de novembro de 2016, na vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense, resultado que rendeu ao clube o título do Campeonato Brasileiro.
Classificado antecipadamente à Copa do Mundo, o Brasil também já garantiu o primeiro lugar das Eliminatórias, com 38 pontos. O Chile ocupa o terceiro lugar do classificatório, com 26 pontos, e joga para obter uma das quatro vagas da América do Sul no torneio na Rússia – ou, ao menos, a quinta posição, o que a levaria a participar da repescagem mundial.
Comentários
Postar um comentário